ja sinto as influencias de algumas culturas,vhambo,damara e etc...por encontrar-me aqui nesta nacao q foi durante mto tempo assolada pelas guerras e q ja a mto recuperou-se dos danos causados por tais guerras.hoje tornou num pais bem realizado e organizado tornou-se num solo de oportunidades para mtos estrangeiros q procuram uma vida melhor em seus paises q ate hoje ainda vivem uma desordem total como angola entao aqui encontrei as oportunidades q em angola nao pude ter.vivo ca a 3 anos sou estudante universitario...e como nao podia deixar de ser trouxe-vos um pouko duki e a historia da namibia,para que vcs mantenham-se imformados sobre o que e a historia deste pais.
Antes da chegada dos europeus, a região é colonizada por povos bantos... O navegador português Bartolomeu Dias descobre o país, em 1487...
Em 1915, durante a I Guerra Mundial, a Namíbia é ocupada pela África do Sul, na época sob domínio britânico.
No final da guerra, precisamente em 1920, a Liga das Nações dá à África do Sul mandato para administrar o território, o qual na época era conhecido como África do Sudoeste.
As Nações Unidas solicitaram à África do Sul a preparar o território para ter um governo próprio e sua independência... Quando a África do Sul se recusa, a luta pela libertação eclode em 1966, com a guerrilha da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO, na sigla em inglês), de orientação marxista.
Em 1968, a ONU exige a independência da Namíbia. A decisão ainda não é acatada pelo governo sul-africano que, a partir de 1975, usa o país para incursões militares contra Angola, acusada de abrigar guerrilheiros da SWAPO.
Desde 1966, a SWAPO, o movimento de libertação para a independência do Sudoeste Africano (Namíbia), vinha operando a partir das bases zambianas, atacando alvos em Caprivi.
Durante a década de 70, as Nações Unidas emitiram selos e Envelopes do Primeiro Dia, em apoio de uma Namíbia livre e independente.
Porém, no decurso de negociações demoradas, o conflito foi-se arrastando até ao início de 1989. A retirada só é aceita no final dos anos 80, após anos de prorrogação e de resistência armada da população africana...
A independência formal do governo sul-africano (ao abrigo da antiga Liga das Nações após a 1ª Guerra Mundial) entrou em vigor no dia 21/03/1990.
O selo (ampliado abaixo) foi emitido pela Zâmbia, em 1975 (Scott: 149/152) e compreende uma série para comemorar o “Dia da Namíbia” naquele ano. Note a longa projeção territorial no nordeste do país... é o Estreito de Caprivi, “Caprivi Strip”. Veja a página sobre a Reserva Nacional no Oeste de Caprivi!
Ao lado direito, Envelope de Primeiro Dia emitido pelas Nações Unidas para a luta de libertação da SWAPO, em 5/10/1979.
Em dezembro, a Swapo vence o primeiro pleito livre após a independência. Nujoma é reeleito presidente e o partido obtém 53 das 72 cadeiras da Assembléia Nacional, garantindo maioria parlamentar. O presidente toma posse em março de 1995.
Em meados desse mesmo ano, dois ministros são acusados de desviar a verba destinada a minorar conseqüências da seca. O escândalo leva o presidente Sam Nujoma a exigir que todo funcionário público declare publicamente seus bens, para evitar corrupção.
Em julho de 1996, diante de um dos mais escassos índices pluviométricos, é decretado “estado de seca nacional”, um alerta para evitar que a fome se alastre.
O governo pede ajuda a organizações internacionais para alimentar cerca de 180 mil pessoas.
Na comemoração pelos 12 anos de independência, em março de 1997, o governo anistia 1.200 presos...
0 comentários:
Postar um comentário